São João da Boa Vista, a cidade dos crepúsculos maravilhosos

São João da Boa Vista, a cidade dos crepúsculos maravilhosos

São João da Boa Vista foi fundada em 1821, com um projeto pensado para irradiar o progresso em toda a região em que está inserida, explorando atividades agropecuárias, industriais e rurais.

O município está localizado no Centro-Leste do estado de São Paulo, na região cristalina da Serra da Mantiqueira, que faz uma bela moldura da cidade, revelando horizontes amplos que propiciam um colorido pôr do sol, o que levou São João da Boa Vista a ser denominada por seus moradores como a “cidade dos crepúsculos maravilhosos”.

O belo pôr do sol que recai sobre o município não é o único atrativo que seus visitantes podem encontrar. Passear pela cidade é uma oportunidade de contemplar exemplares arquitetônicos erguidos entre o final do século 19 e o início do século 20, como o Teatro Municipal, localizado no coração da cidade.

Andando por São João da Boa Vista, vale visitar a Estação Ferroviária, inaugurada em 1886 e que hoje é o principal centro cultural da cidade. Atualmente o prédio abriga o Arquivo Histórico Matildes Lopes Salomão e o Espaço Cultural Fernando Arrigucci, que mantém exposições de artistas plásticos durante o ano.

Destacam-se ainda na cidade o Centro Cultural Pagu, que abriga a Biblioteca Municipal Jaçanã Altair e, junto a ele, a Casa do Artesão, onde vários artesãos da cidade expõe e vende seus trabalhos, o Museu Histórico e Pedagógico Armando Salles de Oliveira e a Casa Marigolo.

Ainda ao ar livre, o Cristo Redentor é um ponto de referência e está localizado em uma região alta de São João da Boa Vista, o que oferece aos visitantes uma vista privilegiada do município. Outro atrativo é a Fonte Luminosa, localizada na Praça Armando Sales de Oliveira, que, nos finais de semana e feriados, oferece um balé de águas regido por som e luzes.

Pesquise sua passagem de ônibus